A maturidade e carisma de Suzana Alves

Atriz celebra a volta para as telinhas.

Fotos: Alessandra Tolc


A paulistana Suzana Alves abriu o jogo sobre a criação de seu personagem mais marcante: a Tiazinha. Nesta entrevista exclusiva, ela fala a respeito da maternidade, a sensação de voltar para a televisão, os projetos para o futuro e de quebra, ainda conta seus segredinhos para manter a boa forma.

Quando teve certeza que trabalharia no meio artístico? Nasci artista. E muito cedo minha mãe percebeu isso, e também era um desejo dela seguir a carreira artística. O palco sempre foi meu segundo lar! Nunca visualizei de fato outra profissão. Até tentei fazer alguns cursos da área da saúde, porque gosto também, mas para mim, a arte e a vida se confundem no sentido de amor, entrega, respeito, de muita luta. Cada papel que interpretei me transformou de alguma maneira. Amo a minha história, de ser quem eu sou a partir da minha experiência como atriz.

Como foi voltar a trabalhar para a televisão? Voltar para TV é voltar as minhas origens. É sempre bom! A linguagem da televisão é bem complexa e única, pode parece simples, mas você tem que encaixar no quadrado! Hoje, voltar para a TV, com maturidade pessoal e profissional, é prazeroso!Qual a expectativa para a estreia de “Lia”? O que há de comum entre você e a personagem? Não temos muita coisa em comum. Vou interpretar Laila, que é uma mulher egoísta, vaidosa, fria, só pensa nela… Mas muita coisa vai acontecer na trama! A produção está linda e o clima das gravações é maravilhoso. Tenho certeza que vai ser um sucesso.

Hoje em dia, como você analisa a personagem Tiazinha? Acha que, de alguma forma, a associação à mulher mascarada e sensual prejudicou sua carreira? A personagem Tiazinha foi a minha grande criação como artista, uma obra prima de composição cênica, corporal e um estouro midiático, um ícone pop! Criei cada detalhe dela, desde o figurino, máscara e até as músicas que entravam no palco, eu ajudava a escolher… Hoje, com distanciamento e maturidade, posso dizer com toda certeza que a Tiazinha me trouxe maturidade pessoal, espiritual e artística, muito relevante para me tornar quem sou hoje!

Tem preferência em trabalhar com televisão, cinema ou teatro? Amo atuar, criar, compor vidas… Minha preferência é trabalhar. Mas o palco é a base de tudo, onde não consigo ficar muito tempo longe!

Qual o trabalho dos sonhos? Fazer um monólogo no Teatro!

 

Em que momento decidiu entrar no ramo de empresária? Queria ter uma renda fixa. Estava estudando e fazendo teatro e não podia depender apenas do meio artístico para viver financeiramente. Não tinha também pretensão de voltar a TV tão cedo. Comecei a trabalhar com pilates na minha tese de mestrado e a dona de uma empresa de pilates, na Bahia, viu minha entrevista em um programa do GNT e me deu o curso de pilates. Fui fazendo cursos, conheci minha sócia e abrimos a Physique Pilates, em São Paulo.

Quais as dificuldades enfrentadas? Começamos a ter dificuldade quando a crise começou no país. Ter uma empresa é difícil porque exige tempo, dedicação. Temos que estar sempre em cima e trabalhando muito.

Fale um pouco sobre a maternidade. Como é a relação com seus filhos? Eu amo ser mãe! Minha relação com eles é maravilhosa. Tento me dedicar o máximo que posso. É uma responsabilidade que não abro mão. Quero passar para eles os valores que aprendi com meus pais e conduzi-los no melhor caminho nesse mundo, que está tão complicado. Quero ensinar o que é o amor, respeito, ensinar sobre Deus para que eles possam ser felizes dentro desse contexto e possam fazer a diferença no mundo.Após a gestação, você exibe uma barriga chapada. Como é sua rotina de treinos? E a dieta? Com alimentação saudável e exercícios físicos. Cuido da minha alimentação há muito tempo. Minha mãe nunca deixou tomar refrigerante. Sempre bebia sucos naturais. Tenho uma alimentação orgânica e natural. Na minha casa não tem nada de açúcar, doce e enlatados. Cozinho para manter minha alimentação saudável. Também faço três vezes por semana musculação com meu personal, uma vez por semana faço pilates na Physique Pilates, jogo tênis uma vez por semana. Final de semana sempre faço caminhada e aula de dança na escola da Fernanda Chama e meu professor é o Tutu, o mesmo que dançou comigo no programa Dancing Brasil, da Record. Não consigo ficar parada.

Quais são seus hobbies? Gosto de ir ao cinema e jogar tênis.E seus segredinhos de beleza? Não como carne e nem açúcar, bebo muita água e pratico alguma atividade quase todos os dias. Mas também trabalho e faço as coisas que gosto e amo! Acho que esse é o verdadeiro segredo!

Quais os planos para o futuro? Estou escrevendo um livro sobre as dificuldades para engravidar. Tive dificuldades e tive que recorrer à fertilização artificial para realizar o sonho de ser mãe. Então, decidi contar minha experiência para ajudar e alertar outras mulheres. Atualmente, muitas mulheres deixam para engravidar depois dos 30 anos e acabam tendo problemas. O livro é uma espécie de guia, uma forma de dividir minha experiência. Escrever me fez muito bem, vou continuar fazendo isso para sempre. Também  vou fazer minha primeira protagonista no cinema. O filme se chama “Vida de Lutador”, com o ator Júlio Rocha. E estamos capitando patrocínio para fazer “A farsa da boa preguiça”, de Ariano Suassuna no teatro.

 

Ping-Pong

Nome: Suzana Alves

 Altura: 1,61

• Apelido: Su ou Susu

• Qual é sua maior qualidade? Coração Bom

• E seu maior defeito? Ansiosa demais

• O que você mais aprecia em seus amigos? A disponibilidade de tempo e ouvidos abertos sempre que preciso!

• Sua atividade favorita é: Ser mãe

• Qual é sua ideia de felicidade? Ver meus filhos vivendo com sabedoria e saudáveis

• Quem você gostaria de ser se não fosse você mesmo? Martin Luther King

• E onde gostaria de viver? Fernando de Noronha

• Qual é sua viagem preferida? Machu Picchu

• Qual é sua cor favorita? Verde

• E qual é sua comida favorita? Japonesa

• Um animal: Pássaros

• Quais são seus atores preferidos? Juliette Binoche e Daniel Day- Lewis

• E seus cantores? Nina Simone e Frank Sinatra

• O que você mais detesta? Violência e mentira

• Que dom você gostaria de possuir? De Cura

• Uma mania: Arrumar tudo que vejo torto (tapetes, quadros)

• Um sonho de consumo não realizado: Ver a Aurora Boreal

• Uma lembrança de infância: Meu pai todo ano se vestia de Papai Noel 

• O que a irrita? Ver a corrupção no Brasil

• O que ou quem é o maior amor de sua vida? Jesus

• O que você considera a sua maior conquista? Minha família

• Qual é o seu maior tesouro? Meus filhos

• Defina-se em uma palavra: Gratidão