Aimée Espinosa é uma romântica assumida

A intérprete de Gláucia na trama vive a realização de um sonho.

Fotos: Sergio Santoian
Styling: Marlon Portugal
Beleza: Bianca Santos


 A participação na novela “Era Uma Vez”, em 1998, foi a primeira de muitas outras que Aimée Espinosa fez ao longo da carreira. Porém, foi em “Apocalipse” que ela conseguiu estrear com uma personagem fixa, interpretando Gláucia, uma ambiciosa e ousada médica. Aimée é uma pessoa que transborda amor, e tem o esporte como paixão. Neta do técnico e ex-jogador de futebol Valdir Espinosa, ela conhece de perto esse outro universo. Em bate-papo exclusivo, a atriz falou sobre carreira, expectativas e revelou projeto futuro.

Você conheceu o universo da televisão aos anos. Quando teve a certeza de que queria seguir a carreira de atriz? Tive certeza quando fiz 10 anos. Tinha voltado para o Brasil depois de um período morando fora e tive certeza que queria seguir essa profissão!
O que te inspira na profissão? Tem tanta coisa que me inspira! Ser atriz me faz gostar mais de mim, me descubro muito a cada trabalho. Acho a profissão mágica, mesmo existindo os caminhos difíceis. O palco, por exemplo, é um lugar sagrado, onde já vivi momentos muitos significativos. O outro também me inspira muito! Atuações de outras atrizes e atores, filmes/séries/peças/novelas com histórias incríveis. Eu gosto quando a inspiração aparece de várias formas, em doses diárias.
Gláucia é sua primeira personagem fixa em uma novela. Como foi a preparação para novela? E a rotina de gravações? A preparação pra novela incluiu uma análise detalhada de Grey’s Anatomy, hahaha. É uma das minhas séries preferidas, mas dessa vez assisti com olhos de quem ia interpretar uma médica e isso deixou tudo diferente. Trabalhei com a Fernanda Guimarães, preparadora de elenco que eu amo e tenho como mestra, construímos a Gláucia juntas no início do processo. Além disso, tenho uma parede no meu quarto com vários post-its de todas as minhas cenas separadas por grupos pra ajudar o estudo e visualização geral. A rotina de gravações é extremamente diferente com um papel fixo. Varia muito a quantidade de gravações por semana, mas exige uma dedicação integral e enorme.
Em quais pontos você se identifica com a personagem? Na determinação, na capacidade de admitir seu erro e pedir desculpas e na força. São qualidades que admiro muito nela e que, por conta dela, passei a querer potencializar mais em mim.
Qual o trabalho dos sonhos? Nossa, tem tantos! Tenho muita vontade de fazer série, de várias temporadas. Fazer vilã, personagem feminina forte e empoderada. Pode sonhar bem alto? Fazer qualquer filme Disney e trabalhar com os atores dos meus sonhos.
Você morou em outros países por conta do seu avô, que foi jogador de futebol. Apesar de bem nova, o que carrega de experiência desses períodos? Ter um avô que é técnico de futebol e um pai que era auxiliar dele me fez viver experiências incríveis! Morei no Japão com 4 anos e na Arábia Saudita com 9. Aprendi a me adaptar a mudanças, a não ficar na minha zona de conforto. Aprendi a curtir o momento presente, valorizar os amigos e os momentos em família.
Qual a sua relação com o futebol e outros esportes? Amo esportes! Durante muitos anos pratiquei Ginástica Olímpica e era apaixonada! Já quis ser jogadora de basquete por um tempo e desisti porque queria jogar direto na seleção brasileira sem passar por nenhum clube antes e percebi que era impossível, hahaha. Adoro futebol! Gosto de assistir, de falar de tática com meu avô, mas meus esportes preferidos são basquete e vôlei. Sou torcedora de verdade de NBA e agora que meu namorado assiste os jogos comigo, vários dos nossos programas de final de semana incluem jogos de basquete e comida.
 
Você é uma pessoa romântica? Ô… haha! Fui criada assistindo Disney e ouvindo Sandy e Junior, ser romântica tava ali bem escancarado na minha frente! Sou muito romântica, encontrei o amor da minha vida há quase três anos e vivo com ele um conto de fadas que a gente constrói dia a dia, que é muito real, com as dores e as delícias de uma vida real. Sou de surpresas, de cartas, de presentes feitos a mão e ele também é assim. Acho que incentivamos o lado romântico um do outro. Acredito muito no amor e sou uma romântica orgulhosamente assumida.
Qual a sua relação com a fé? Sou cristã, acredito muito em Deus e tenho uma relação de intimidade com Jesus. Vejo Deus como meu pai, converso com ele todos os dias. É a minha fé que me mantém firme, me faz acreditar e conquistar meus sonhos, do tamanho que eles sejam. Falar de fé pra mim é falar de algo muito vivo, que eu não sei desassociar da visão que eu tenho de mim mesma. Anos atrás disse pra minha melhor amiga que “Jesus tá” porque pra mim é isso. Jesus está em tudo que eu faço, em todos os momentos do meu dia e em todos os outros que ainda vão vir. Sou apaixonada por Deus e é lindo saber que ele me ama incondicionalmente de volta!
E com a moda? Quais suas peças favoritas? Eu adoro ver programas de moda, pesquisar sobre, sou viciada no Pinterest e tenho várias inspirações salvas lá. A relação entre a moda e o meu armário é baseada no conforto. Hoje me visto da maneira mais confortável possível! Sou fã declarada dos moletons e tênis, se desse pra ir assim pra todos os lugares. Pra mim a moda tem que me fazer sentir confortável, feliz, bonita.
Não acredito na ideia de “roupa para esse tipo de corpo”, acredito que qualquer mulher pode vestir a roupa que tiver vontade somente por esse motivo e é isso que eu levo pra minha vida. Minhas peças favoritas são as que eu posso combinar de diversas maneiras com diversas coisas. Hoje em dia prefiro peças básicas, mas com atitude. Sou MUITO fã de um bom jeans, tênis, botas, t-shirts e jaquetas.
 Como cuida do corpo e da mente? Tô vivendo um processo de aprender a amar meu corpo e tratá-lo com carinho, sem cobrança de que ele siga padrões ou seja perfeito. Então hoje cuido do meu corpo cuidando da minha mente e cuido da minha mente cuidando do meu corpo. Tô aprendendo a fazer isso, é um processo diário. Amo dançar, correr ao ar livre, gosto de atividade física, da sensação que ela me dá. Amo ler, tenho lido livros sobre esse cuidado com nosso corpo (o da Daiana Garbin é fundamental pra mim nesse processo!), visto vídeos, seguido pessoas nas redes sociais que me estimulem e me acrescentem… Acredito que cuidar do corpo e da mente é mais amplo do que a gente pensa.
Tem segredinhos de beleza? Meus segredinhos de beleza são muito simples: dormir bem, tirar sempre toda a maquiagem, óleo de coco para o cabelo e protetor solar todos os dias. Sou básica, os bons e clássicos segredinhos!
O que tem como hobbie? Dormir e sair pra comer, haha. Meu hobbie mais amado há alguns anos é assistir série. Sou completamente apaixonada por séries!
Quais os próximos projetos? Meus próximos planos pessoais são principalmente viajar. Quero conhecer muitos lugares com meu namorado, minha família… Quero guardar dinheiro pra comprar uma casa, tenho sonho de casar com o Lucas e pra isso precisa de planejamento, né? Então meus planos incluem viagens, planejamento financeiro e pintar meu cabelo de rosa por um tempinho, morro de vontade, hahaha.
Tô escrevendo meu primeiro livro, fazendo isso no meu próprio tempo, com todo o cuidado pra lançar do jeitinho que eu sonhei. Além disso, tem o meu projeto do coração que é um musical com a companhia de teatro da minha igreja. Acontece em setembro, então tá nos meus planos próximos! Quero trabalhar muito, não preciso de férias agora não, quero emendar trabalhos e viver meu sonho!

Ping-Pong

Nome: Aimée Accioly Espinosa
• Idade: 24 anos
• Local de nascimento: Rio de Janeiro
• Altura: 1.63
• Apelido: O oficial é Mê/Mée. Mas tem Begs, Anja, Pepe… Dos meus amigos mais próximos são esses!
• Qual é sua maior qualidade? Me importar com as pessoas.
• E seu maior defeito? Procrastinação.
• O que você mais aprecia em seus amigos? A habilidade de se fazerem presentes mesmo sem estarem sempre comigo ou morando na mesma cidade.
• Sua atividade favorita é: Comer brigadeiro assistindo série/filme.
• Qual é sua ideia de felicidade? Estar cercada por quem eu amo.
• Quem você gostaria de ser se não fosse você mesmo? A Mulan.
• E onde gostaria de viver? Eu amaria morar em Nova York, ou do lado da Disney pra ir pra lá sempre que tivesse tempo livre, hahaha.
• Qual é sua viagem preferida? As que eu ainda não fiz! (Não por ansiedade ou falta de valorização do que já aconteceu, mas acredito que o melhor sempre está por vir)
• Qual é sua cor favorita? Amarelo!
• E qual é sua comida favorita? Brigadeiro!!!
• Um animal: Cachorro
• Quais são seus atores preferidos? Emma Stone, Sterling K. Brown. Tem muitos, mas pra encurtar, esses dois.
• E seus cantores? Sandy e Junior. Chamo a Sandy de Suprema e o Junior de Supremo. Essa pergunta nem tem disputa, eles lideram isolados há vinte anos.
• O que você mais detesta? O julgamento em relação ao outro.
• Que dom você gostaria de possuir? Teletransporte.
• Uma mania: Dormir com as orelhas tampadas.
• Um sonho de consumo não realizado: Comprar uma casa pros meus pais.
• Uma lembrança de infância: Festa de encerramento do Veiga de Almeida, escola que eu estudei, de 1997.
• O que a irrita? A necessidade de ser perfeito na sociedade atual. Com o corpo, as redes sociais, nas fotos, com o trabalho… Essa necessidade incessante de aparentar uma perfeição que nunca vai ser alcançada me incomoda muito.
• O que ou quem é o maior amor de sua vida? Meu namorado, Lucas Mascarenhas e Sbruble, meu cachorro que eu morro de saudade.
• O que você considera a sua maior conquista? Viver do meu sonho como atriz.
• Qual é o seu maior tesouro? Minha família, sem dúvidas. Mas posso falar de um tesouro muito precioso pra mim também? O Nova in cena, companhia de teatro da minha igreja.
• Defina-se em uma palavra: Amada.