Barbara Reis revela uma forte identificação com as características de sua personagem

Atriz fala da preparação para viver personagem em trama bíblica.

Fotos: Ellen Soares
Styling: Gugu Ribeiro
Beauty: Ewerton Pacheco e Marcelo Mattos


Em entrevista exclusiva para a Mais Mais Mais, a atriz Barbara Reis conta toda sua trajetória na carreira artística, além dos detalhes sobre a preparação para viver a gladiadora Susana na novela ‘Jesus’. Moda, desafios da profissão e os planos para o futuro da atriz também foram pauta do bate papo que você confere a seguir.

O que te motivou a entrar na área artística? Acredito que a arte é quem te escolhe. A forma contrária à isso, de uma forma ou de outra, você acaba sendo engolido por ela! Não lembro de um momento em minha vida onde eu não estivesse inserida nela. Mas claro, tive meu fio condutor, a motivação foi quando aos 12 anos vi minha irmã atuando em uma peça teatral, e ali decidi que queria fazer o mesmo.

Conta um pouquinho pra gente sobre como foi o início. Teve apoio da família? Quando criança, sempre estive entrosada em qualquer atividade artística que fosse proposta no colégio, além de atividades extracurriculares como balé clássico e balé folclórico, atividades que meus pais me levavam. Logo, o apoio deles foi desde sempre! E isso fez diferença na minha carreira. Nunca fui incentivada por eles a ser médica, advogada ou engenheira, e sim atriz, por toda a bagagem artística que pratiquei na infância. Ter tido o apoio deles faz com que eu realize não só para mim, mas para eles também.

Já pensou em seguir outra carreira? Não, nunca! Mas como gosto de animais, trabalhei um tempo com eles e tenho uma empresa de Petshop, talvez eu tivesse feito veterinária. Talvez…

Hoje, quais são os principais desafios para viver da arte no Brasil? Com certeza a falta de incentivo cultural que nosso país vive. Nossa cultura está sucateada, foi deixada de lado. Logo ela que salva e transforma muitas pessoas através da arte e da educação.

O que mais te inspira na profissão? Tudo me inspira! Mas principalmente a capacidade que temos que ter de olhar no fundo dos olhos, de doar-se, de sermos generosos, de termos empatia. Isso gera uma energia de amor universal tão vigorosa, que emociona. Nos transforma em pessoas diferentes. O mais gostoso, é levar tudo isso pra nossa vida.

E qual o seu trabalho dos sonhos? Não almejo uma personagem específica assim ou assado. Eu almejo passar pelo processo que essa personagem fará com que eu a descubra, como os caminhos, os abismos que ela vai me colocar, as surpresas que ela vai me trazer na construção da mesma. É esse processo de pesquisa que eu busco.

Dentre os personagens que você já fez, existe algum mais marcante ou desafiador para você? A Doninha, pois foi um processo de pesquisa muito intenso! Ela era uma mulher mais velha que eu, era mãe, uma grande ama apaziguadora. E como me faltam vivências, pois ainda não sou mãe, foi com certeza um grande desafio. Porém, não menos importante, a Susana, gladiadora que vivo em Jesus, também tem seus desafios, principalmente físicos!Quais são as principais diferenças entre atuar no teatro e na tv? Você tem um favorito entre os dois? São bem diferentes, enquanto na tv, o menos é mais, e a sua forma de atuar precisa ser simples e natural, no teatro, é o processo inverso! Eu tenho muito prazer em  fazer teatro, mas amo e me identifico muito fazendo TV.

Você tem alguma mania ou ritual específico antes de entrar em cena? Não. Eu prefiro tornar o processo leve, sem muita pressão ou cobrança. Eu me coloco à disposição dos meus impulsos no momento da cena, aquilo que senti na hora, eu coloco no texto! Mas quando tenho uma cena mais densa, tento me colocar em um estado de uma concentração mais acentuada.

Falando um pouquinho sobre ‘Jesus’. Conte um pouco a respeito da sua preparação para viver a Susana? Foi uma preparação diferente de todas as outras, pois contei com aulas de lutas, luta com espada e montaria. Algo que não tinha feito até hoje. Então, cada dia, cada aula foi um desafio vencido por mim. É difícil fazer coisas que nunca fez, ainda mais com a responsabilidade de tornar aquela habilidade natural.

E você se identifica com a sua personagem? Muito, em todos os aspectos. Susana é uma mulher forte sem deixar de ser doce, decidida sem deixar de ouvir a opinião alheia. Ela também resolve um problema que precisa ser sanado. É amiga e amável! Muitas dessas características são minhas também.

Falando um pouco sobre moda, você é super estilosa! Nos conte um pouco sobre a sua relação com as roupas, você tem algum truque ou peça indispensável? Eu não penso muito nessa hora. Eu tenho vários estilos, não me coloco em um nicho. Mas gosto sim de comprar uma peça que está na moda, e dou preferência as camisas grandes e largas, adoro! E não deixo de sair de casa sem um casaquinho, uma jaqueta pra amarrar na cintura.

Pelo seu Instagram, também dá pra perceber que você adora viajar. Você tem algum destino favorito? Eu amo a Paraíba. Não sei por que. Tenho uma ligação com aquelas praias e as pessoas. Todos os anos eu tento aparecer por lá.

E sobre seus planos para o futuro, tem algum que possa nos contar? Fiz uma participação no primeiro episódio da série “Impuros” da Fox, e já estou no elenco da segunda temporada. É o meu primeiro trabalho em série de canal fechado e foi muito bom fazer. Estou feliz em ter sido convidada pra segunda temporada.PING PONG

  • Signo: Libra
  • Uma qualidade: Guardar segredos
  • Um defeito: Comer demais
  • Sua atividade favorita é: Ouvir música muito alto
  • Seu cantor favorito é: Bruno Mars
  • Sua cantora favorita é: Queen Latifah
  • Uma cor: Azul
  • Uma frase: Tudo é finito, por isso crie momentos eternos
  • Um animal: Cachorro
  • Quem você gostaria de ser se não fosse você? Uma cantora
  • E onde viveria? Na praia