Jeniffer Oliveira amadurece fazendo o que ama

A atriz dedica-se ao máximo em tudo que faz.

Fotos: Pino Gomes


Jeniffer Oliveira tem apenas 19 anos, mas já é bastante experiente. Começou a trabalhar muito nova e reúne trabalhos em comerciais, desfiles, campanhas, peças, filmes, séries e novelas em seu currículo. Atualmente em “Malhação: Vidas Brasileiras” interpretando uma jovem de 15 anos, a dedicada atriz se mostra pronta para encarar qualquer desafio. Em entrevista exclusiva ela falou sobre hábitos e realizações.

Você começou a carreira aos sete anos. O que te motivou a entrar na área? Sim, comecei bem nova. Eu sempre fui apaixonada por arte no geral, e era uma criança muito comunicativa, expressiva… Então muita gente falava pra minha mãe me colocar em uma agência, mas ela não acreditava que podia dar certo, por ser uma realidade diferente da nossa. Não tenho ninguém na família que se envolva com qualquer tipo de arte! Enfim, até que comecei a pedir isso e com 7 anos comecei.

Em que momento você percebeu que gostaria de ter a arte como profissão? Como comecei muito novinha, pra mim era mais uma brincadeira. Com o tempo fui amadurecendo e percebi que é isso que amo fazer, que é isso que quero de verdade pra minha vida. Não teve um momento específico que virou essa chavinha, foi a sequência de varias coisas no meu trabalho.

Já pensou em seguir outra carreira? Já cheguei a pensar sim em seguir outra carreira, mas eu não consigo me ver fazendo outra coisa, não consigo me interessar por outras coisas.

Como é trabalhar em “Malhação”? Malhação é um presente! Um presente pelas pessoas que estão nessa comigo, um presente pelas amizades que fiz, um presente pela personagem que ganhei. Aprendo diariamente com a Flora. Essa fase está sendo incrível pra mim, estou amando!

Em quais pontos você se identifica ou se opõe a Flora? Fale um pouco sobre a personagem. A Flora tem 15 aninhos, a Jeniffer tem 19, então regredi num bom sentido em relação a ela. Hoje não sou muito parecida com a Flora, mas já fui bem romântica também, já fui ingênua como ela. Me considero bem sonhadora, e ela também é bastante. Acho que o que mais me chama atenção é o estilo. A Flora anda bem tranquila, com a roupa que deixa ela feliz, não segue muito a moda, põe o que gosta e é isso. A Jeniffer também é assim.

Quais as maiores dificuldades em “regredir” a idade para o trabalho? É difícil acessar esse lugar do que já passou, é difícil coisas que já foram questões e hoje a gente acha meio bobo, voltar à tona e ser de verdade uma questão. Mas essa regressão foi e está sendo ótima pra mim. É uma eterna evolução, a Jeniffer ainda vai aprender muito com a Flora e a Flora também com a Jeniffer. Estou bem feliz!

O que te inspira? Coisas simples me inspiram. Um dia de sol bonito, um almoço em um lugar tranquilo com pessoas que eu gosto. Valorizo coisas que às vezes passam e a gente nem percebe tanto pela correria do dia a dia.

Tem algum trabalho dos sonhos? Tenho! Eu quero fazer algo completamente diferente da Jeniffer. Quero sair totalmente da minha zona de conforto! Quero fazer uma maluca, uma vilã, não sei. Coisas que me tirem da zona de conforto, que me façam evoluir.

Além de atuar, você possui experiência em catálogos e desfiles. Em qual dessas áreas você encontrou mais facilidade? Apesar de estarem bem ligadas, são bem diferentes. Quando comecei a pensar em modelar, comecei também a fazer cursos para isso. Quando comecei a pensar em atuar, fiz cursos de teatro/TV também. Sempre estudei muito e me dediquei muito ao que queria. Não é fácil, não sei se posso classificar uma mais fácil que a outra, pois cada uma tem a sua particularidade, a sua necessidade, e por aí vai. Acho que o segredo e estar sempre procurando melhorar!

Qual a sua relação com a moda atualmente? Mantém-se ligada nas tendências? Eu gosto de acompanhar, mas não sigo muito não! Eu sou bem básica, da calça jeans, camiseta e mochila, sabe? Gosto de usar o que estou com vontade de usar realmente, sem seguir muito!

O que curte fazer no seu tempo livre? Gosto de ficar com as pessoas que amo, descansar, viajar, ler um bom livre, comer uma boa comida… Acho que é isso.

Quais são os próximos projetos pessoais e profissionais? Ainda temos um aninho de Malhação pela frente, mas já estou começando a pensar em novos projetos.

Ping-Pong

• Nome: Jeniffer de Oliveira Andrade / nome artístico: Jeniffer Oliveira
• Idade: 19
• Local de nascimento: BH
• Altura: 1,57
• Apelido: Jeni, Jeje, Je, cada uma chama de um jeitinho
• Qual é sua maior qualidade? Acho que a minha maior qualidade também é o meu maior defeito. Sou uma pessoa muito transparente, quando gosto de alguma coisa eu gosto mesmo e quando não gosto tenho muita dificuldade de não demonstrar. Acaba sendo um grande defeito também né.
• O que você mais aprecia em seus amigos? Lealdade, parceria, se colocar no lugar do outro.
• Sua atividade favorita é: Gosto de caminhar na praia, ir ao cinema, ler um bom livro.
• Qual é sua ideia de felicidade? Felicidade pra mim são momentos simples. Um abraço, um beijo demorado, um carinho fora de hora, uma surpresa, um almoço, um dia de chuva comendo brigadeiro… Óbvio que podemos ter momentos mega felizes em coisas mais elaborados, mas a minha ideia de felicidade é o mais simples possível. Eu encontro felicidade em pequenas coisas, que na verdade não são nada pequenas! 
• Quem você gostaria de ser se não fosse você mesmo? Eu não queria ser ninguém, eu gosto de ser eu mesma. Aprendi a me amar com as minhas questões, com os meus defeitos e qualidades! 
• E onde gostaria de viver? Gostaria de viver viajando, conhecendo lugares diferentes e culturas diferentes.
• Qual é sua viagem preferida? As minhas viagens preferidas têm mais a ver com as pessoas que vão comigo do que com o lugar em si. Gosto de viajar com amigos e família.
• Qual é sua cor favorita? Rosa; eu já gostei mais, agora estou desapegando, mas adoro ainda.
• E qual é sua comida favorita? Frutos do mar, amo!
• Um animal: Gato
• Quais são seus atores preferidos? Me inspiro em vários na verdade. Gosto muito da Camila Morgado (que está trabalhando comigo no momento), gosto também da Cássia Kis, tem muitos que admiro.
• E seus cantores? Eu gosto de muitos, difícil escolher um, mas gosto muito do John Mayer, sou completamente apaixonada.
• O que você mais detesta? Injustiça.
• Que dom você gostaria de possuir? Gostaria de saber cantar.
• Uma mania: Chamar as pessoas como “xuxu”, um jeito carinhoso de chamar quem eu gosto. E tenho muitas manias estranhas que prefiro nem falar, hahah.  
• Uma lembrança de infância: Lembro que quase sempre chegava da escola e comia pão com mortadela e tomava Coca-Cola, hahah, era ótimo!
• O que a irrita? Quando me acordam, e gritaria também me irrita muito.
• O que ou quem é o maior amor de sua vida? No momento o meu amor da vida é o meu trabalho. 
• O que você considera a sua maior conquista? Lutar pelo que quero até o fim, aí entra mais uma vez o meu trabalho! 
• Qual é o seu maior tesouro? Acho que o meu maior tesouro é a minha paz. Ter a minha consciência limpa, ter os meus pés sempre no chão, ter certeza da pessoa que sou. 
• Defina-se em uma palavra: Solar.