Marcela Monteiro está pronta para qualquer desafio

Ela sabe atuar, dançar, apurar e apresentar.

Fotos: Leandro Ramos
Make: Sandro Barreto
Stylist: Maurício Mariano e Alessandro Lázaro


O contato com a dança foi o ponto de partida para a carreira artística Marcela Monteiro. A carioca que já foi soldadinha do programa “Xuxa Park” nos anos 90, passou pelos palcos e por novelas como “Malhação” e “O Profeta”, até que descobriu que seu ramo nas telinhas seria na comunicação. Estudou Jornalismo na PUC, e naturalmente foi trilhando seu caminho como repórter. Com tantas conquistas, Marcela agora segue o sonho de tornar-se apresentadora. Ela recordou trabalhos e falou sobre expectativas em entrevista exclusiva.

Você tem experiência em ballet clássico, jornalismo e atuação. Qual dessas áreas despertou seu interesse primeiro? Primeiro eu me vi bailarina ou pelo menos um projeto de bailarina rsrs. No começo eu era apenas um “pedaço de gente” num tutu rosa rs. Os meus pais me colocaram para fazer aulas quando eu tinha uns 4/5 anos, era muito novinha. Fui crescendo e percebendo que além de me fazer relaxar, a dança também me proporcionava muitos outros benefícios: trabalhava a postura, a concentração, ajudava na disciplina e ainda fazia um bem danado para o corpo. Eu realmente indico para todo mundo!

Tem alguma saia justa da profissão de repórter para mencionar? Uma vez eu troquei o sobrenome de uma atriz (que não vou revelar quem é rsrs) em uma gravação! E passei o resto do dia me crucificando por isso rs. E pior… eu conhecia ela da tv, claro, mas nunca havia entrevistado. Foi o nosso primeiro contato rs. E eu falei sem perceber, acho que misturei o sobrenome dela como o de algum personagem da carreira, não sei direito explicar. Só sei que eu pedi desculpas muito sem graça, mas ao mesmo tempo fingindo tranquilidade (para não criar um constrangimento maior), e depois, a cada oportunidade que eu tinha, eu falava de algum trabalho que ela tinha feito. Acho que o meu inconsciente (e o consciente também rs) queria deixar claro para ela, e para todos, que realmente eu sabia quem ela era, que eu tinha estudado a pauta.

Qual a entrevista que mais te marcou? Sempre destaco a minha primeira exclusiva com o Roberto Carlos, um luxo e um privilégio.

Algum trabalho dos sonhos? Qualquer um que envolva crianças. Adoro esse público e acho que podemos fazer mais por ele na televisão.

Apesar de estar em um programa onde acompanha de pertinho os bastidores dos artistas, você sente falta da rotina de gravações? Agora eu tenho a minha rotina de gravação, que já é bem emocionante, viu? Rsrs.  E como estou sempre nos estúdios das novelas, a todo momento reencontro atores, câmeras, assistentes, camareiros… enfim, profissionais de diferentes áreas que estiveram comigo quando eu trabalhava como atriz. Mato a saudade dessa forma e é delicioso!

Dos papeis feitos, qual mais te marcou? Gostaria de interpretar alguma outra personagem? No teatro, posso falar de Rapunzel. Levamos para o palco uma adaptação do grande  Walcyr Carraso e foi um enorme prazer! Na TV, lembro com muito carinho da Dóris, de “O Profeta”. Uma personagem que me deu muitas alegrias. Foi lá também que eu tive o privilégio de trabalhar com colegas que eu admiro (Laura Cardoso, Thiago Fragoso, Paolla Oliveira, Carol Castro…) e reencontrei anos depois nos bastidores com o Vídeo Show. Boas lembranças, mas meu objetivo agora é seguir focada na carreira de apresentadora!

O que te inspira? Pessoas! Eu ainda acredito no ser humano. Histórias de superação, coragem, luta, são escritas e vividas por pessoas. E precisamos divulgar isso, espalhar o bem para contagiar o outro e melhorar esse mundo!

Considera-se uma pessoa romântica? Muito!!! Emotiva, apaixonada pela vida, uma romântica “tradicional”, mas pé no chão também! Adoro sonhar, mas que não paro aí, não fico esperando cair do céu. Eu levanto para ir atrás do que quero com todas as minhas forças.

Como cuida do corpo e da mente? Quando o joelho permite, corro na praia rs. É, sem dúvida, o exercício que mais me relaxa. Resolvo corpo e mente ao mesmo tempo rs. Tenho um personal maravilhoso também! Só consigo encontrar ele duas vezes na semana, mas já ajuda bastante! E além disso, sou uma pessoa de muita fé! Isso me proporciona uma serenidade mesmo em momentos mais difíceis.

Possui um ritual de beleza? Xiii… Não sou muito boa nisso, mas estou tentando melhorar rs. Eu procuro tirar sempre a maquiagem antes de dormir, talvez isso seja algo bem básico para os mais entendidos, é super importante! Estou mais atenta ao protetor solar também! Ah… Eu não dispenso uma boa massagem! Relaxante, pedras quentes… Estão completamente relacionadas ao meu bem estar. E como acredito que quando estamos bem com a gente, emanamos uma energia diferente, uma beleza que vai além dos padrões estéticos, acho que minha massagens valem aqui também rs.

E sua relação com a moda, como é? Eu adoro tudo relacionado à moda! Estou sempre de olho! Gostaria até de ter mais tempo para acompanhar as novidades e me manter sempre atualizada!

A rotina de jornalista pode ser uma loucura e, muitas vezes, estressante. Qual a sua válvula de escape? Acho importante a gente ter uma vida social fora do trabalho. Falo isso porque muitas vezes é difícil encontrar ânimo para sair depois de uma semana intensa, corrida! A gente se dedica tanto ao trabalho que no pouco tempo livre que sobra a gente só pensa em se jogar na cama rs! Eu realmente me divirto, aprendo, me realizo quando estou exercendo o meu ofício, mas ainda assim… É trabalho! Tem cobrança, tem horário, tem pressão. Sair um pouco, conversar sobre outras coisas, com pessoas de outras áreas, viajar, arejar a cabeça é essencial para a nossa saúde mental!!

Quais os planos pessoais e profissionais para o futuro? Eu acho que a vida oferece tantas possibilidade para a gente que o meu plano é sempre estar pronta e atenta para as oportunidades. Não gosto de olhar só para uma direção, às vezes o mais interessante é algo que a gente nem imaginou! O que posso dizer é que, no futuro, me vejo casada, com filhos e encarando desafios na televisão.

Ping-Pong

• Nome: Marcela Monteiro
• Idade: 32 anos
• Local de nascimento: Rio de Janeiro
• Altura: 1,67
• Apelido: Cela, Ma, Marcelinha… Temos uma variedade aí, rs!
• Qual é sua maior qualidade? Determinação
• E seu maior defeito? Teimosia
• O que você mais aprecia em seus amigos? Lealdade
• Sua atividade favorita é: Correr na praia
• Qual é sua ideia de felicidade? Família reunida numa casa de praia
• Quem você gostaria de ser se não fosse você mesmo? Nossa… Difícil! Vou ficar devendo essa! 
• E onde gostaria de viver? Sempre perto do mar
• Qual é sua viagem preferida? NY
• Qual é sua cor favorita? Azul
• E qual é sua comida favorita? Massa
• Um animal: Onça-pintada
• Quais são seus atores preferidos? Vamos nos brasileiros: Tony Ramos e Fernanda Montenegro
• E seus cantores? Michael Jackson
• O que você mais detesta? Mentira
• Que dom você gostaria de possuir? Cantar
• Uma mania: Primeiro passo sempre com o pé direito
• Um sonho de consumo não realizado: Abrir minha instituição para crianças e adolescentes carentes
• Uma lembrança de infância: Meia calça rasgada nas festinhas da escola (sinônimo de bagunça boa, rs!)
• O que a irrita? Desonestidade
• O que ou quem é o maior amor de sua vida? Meus pais
• O que você considera a sua maior conquista? Meu trabalho
• Qual é o seu maior tesouro? Minha família
• Defina-se em uma palavra: