Para André Dias, atuar no palco e nas telinhas enriquece como ator

Ator fala sobre ótima parceria com Giovanna Antonelli.


O carioca abriu o jogo sobre sua preparação para viver o Groa, personagem gringo – e melhor amigo da personagem de Gio Antonelli – da trama das nove. André Dias começou cedo na vida artística e nunca pensou em sair dela! Neste bate papo exclusivo, ele fala sobre religião, os planos para o futuro, o trabalho dos sonhos e como se identifica com seu personagem.

O que te motivou a entrar na área artística? Fiz aulas de Teatro aos 13 anos, para vencer minha enorme timidez. Não funcionou… (risos) Continuo tímido, mas descobri minha verdadeira vocação.

Quais os principais desafios da área? Todos. Para se afirmar nesta profissão é necessário lidar com muitas frustrações, com suas próprias limitações e seguir estudando e se dedicando, sem a garantia de sucesso! Só fica quem tem realmente vocação.

O que mais te inspira na profissão? O enfrentamento de suas próprias limitações e fracassos te fortifica e te faz seguir em frente. Você aprende algo novo com cada personagem.

Existe algum trabalho especial que tenha sido marcante para você? ‘Avenida Q’ com meus queridos Charles Moeller e Claudio Botelho.

Qual o trabalho dos sonhos? São tantos. Ricardo III , Equus… Mas quero a oportunidade de fazer um personagem de Nelson Rodrigues.Como foi a preparação para viver o Groa, um personagem gringo? Tudo muito rápido, já que entrei na novela poucas semanas antes do início das gravações. Aprendi algumas expressões em islandês e fizemos um estudo fonético do idioma para inserir esta fonética no texto em português, sempre procurando uma melodia baiana.

Como é contracenar com a Giovanna Antonelli, assim como seus personagens, vocês ficaram amigos? A química foi imediata. Costumo dizer que Giovanna Antonelli é o primeiro sol, uma luz que inunda a todos e nos contagia e transforma!

Fale um pouco sobre o seu personagem, no que você mais se identifica com ele? Groa é um estrangeiro, uma alma despendida de valores materiais que se apaixona pela simplicidade da vida na Bahia, pelo sol, pelo mar e pelas relações calorosas dos brasileiros. Assim como ele, tenho uma relação muito especial com o mar e a natureza.

Para viver o Groa, você precisou passar uma mudança de visual, certo? Como é a sua relação com moda e aparência, é um homem vaidoso? Quem me conhece sabe que eu ando de jeans e camiseta branca. Sempre me cuidei mas nunca me achei bonito! Sempre fui o engraçado da turma. Groa me mostrou um oceano de possibilidades e me fez enxergar uma beleza que eu não sabia que tinha! Uma experiência transformadora.Seu personagem tem uma forte relação com o Candomblé, qual a sua relação com a fé? É religioso? Não sou religioso. Sou espiritualista, acredito nas forças da natureza e nas energias que nos rodeiam. Hoje, me sinto muito mais próximo de Deus numa praia da Bahia do que em qualquer Templo erguido pelo homem.

Você atuou bastante em musicais, certo? Quais as principais diferenças entre as telinhas e os palcos? São veículos diferentes que se complementam. São técnicas que você aprende fazendo. A câmera revela tudo tornando a interpretação um pouco mais internalizada, enquanto no palco é preciso projetar para revelar. Transitar pelos diversos veículos enriquece o ator.

Você tem algum projeto futuro em mente? ‘Trazer Vingança’, espetáculo baseado na obra de Lupicínio Rodrigues, para o Rio de Janeiro.

PING-PONG

  • Nome completo: André de Castro Moreira Dias
  • Idade: 43
  • Cidade Natal: Rio de Janeiro
  • Altura: 1,80m
  • Um defeito: Impaciência
  • Sua atividade favorita é: Trabalhar
  • Sua ideia de felicidade é: Uma casa na beira da praia pra receber os amigos
  • Quem você seria se não fosse você mesmo? David Bowie
  • E onde gostaria de viver? Na casinha na beira da praia
  • Uma viagem inesquecível: Londres 2015
  • Sua cor favorita é: Azul da cor do mar
  • Seu animal favorito é: Cavalo
  • Uma mania: Falar sozinho
  • Uma lembrança de infância: Os carnavais de rua de Santa Rita do Sapucaí – MG
  • Quem ou o que é o amor da sua vida? O Teatro
  • Defina-se em uma palava: Ator