Super Bella encara a maternidade mais uma vez

O pioneirismo da life coach e digital influencer.

Fotos: Ângelo Pastorello


Bella Falconi é uma inspiração para muitas pessoas! Atualmente com milhões de seguidores no Instagram, a musa começou a compartilhar mudanças visando uma vida saudável quando a rede social ainda não era tão popular. Formada em Nutrição, ela possui um programa para direcionar as pessoas a desenvolverem hábitos saudáveis. Casada com Ricardo Rocha, conhecido como Maguila, Bella está esperando a segunda filha. Em entrevista exclusiva ela falou sobre determinação, fé, expectativa na maternidade e, claro, saúde.

Quando você foi morar nos EUA, passou a desenvolver hábitos cada vez menos saudáveis. Quando você decretou que precisava mudá-los? Eu decretei que precisava mudar os meus hábitos quando percebi que os meus exames clínicos e de sangue estavam ruins, meu colesterol estava alto, tinha pedra nos rins, muita fadiga, baixa autoestima, obviamente, que é uma das consequências não relacionadas à saúde, mas à parte psicológica. Eu tava com o percentual de gordura muito alto, apesar de ser magra, eu era falsa magra… Isso começou a desencadear em várias coisas negativas na minha saúde.

Onde buscou inspiração? Nessas coisas [negativas] mesmo. Na vida a gente vai pelo amor ou pela dor. Na época não existia Instagram assim como existe hoje, não tinha essas inspirações que a gente vê hoje em dia, e acabei inspirada pelos meus problemas. Usei os meus problemas como combustível pra que essa mudança fosse possível na minha vida.

Como é ser uma das pioneiras em compartilhar rotina de cuidados com o corpo na internet? É muito bom! Acredito que o pioneirismo é uma das vertentes mais importantes do sucesso, seja em qualquer área da vida, seja ela profissional, em relacionamento, emocional, em qualquer coisa. Acredito também que haja uma responsabilidade muito grande nessa questão de pioneirismo, porque você finca uma bandeira e enfrenta diversas críticas, diversas opiniões alheias, adversidades, mas eu fui forte o bastante pra continuar firme no meu propósito. Hoje em dia eu vejo que valeu a pena. O meu propósito sempre foi ajudar o próximo e eu sempre coloquei isso acima de qualquer outra coisa na minha vida, como prioridade. Acredito que isso realmente tenha feito uma grande diferença na minha jornada.

Fale um pouco sobre ser mãe. Ser mãe é maravilhoso, melhor coisa do mundo! Acredito que, depois que a mulher embarca nessa jornada da maternidade, ela se transforma por completo, de dentro pra fora. A gente passa a conhecer uma divindade que há em nós muito forte e profunda, que, na minha opinião, é difícil conseguir se conectar com essa espiritualidade de outra maneira, porque gerar uma vida eu acho que é experimentar um pouco de Deus aqui na Terra.

Você ser mãe é sentir esse amor de Deus materializado, é aprender a praticar o altruísmo de verdade, a se doar genuinamente e amar além dos limites. É entender na prática o sentido de morrer por alguém. A gente fala “eu morreria por fulano”, mas na verdade não, a gente só faz isso de verdade quando tem um filho. Então, ser mãe pra mim é a maior dádiva, maior benção da minha vida.

Como sua filha e marido receberam a notícia da segunda gravidez? Meu marido ficou super feliz, porque a gente tava tentando desde fevereiro passado. Realmente foi uma benção muito grande alcançada. Mas o meu marido é uma pessoa muito racional, no começo ele ficou mais pé no chão, falava: “Tô muito feliz, vamos agradecer a Deus e pedir para que tudo dê certo, mas a gente só vai comemorar mesmo depois do primeiro trimestre”, porque a gente sabe dos riscos que existem nesse período, risco de abortos naturais, de má formação, e é muito chato a gente comemorar uma coisa e mergulhar de cabeça pra depois ficar frustrado.

Eu sou diferente, já comemorei e senti que ia dar certo desde o primeiro dia, mas cada um tem uma forma diferente, óbvio. Hoje em dia ele comemora todos os dias, beija a barriga, conversa com a neném, faz planos, adora participar… Cada um do seu jeito, mas com certeza todos nós estamos muito felizes.

A Vicky tá entendendo só agora. No começo ela ficou meio assim, porque é muito novinha. Mas agora pergunta da irmãzinha, quer beijar a barriga, fazer carinho, dá boa noite, cola adesivo na barriga dizendo que é adesivo da irmãzinha…

Tá sendo muito legal curtir uma gravidez quando você já tem um filho é uma experiência muito diferente, e muito gratificante.

Estando atenta aos cuidados na alimentação, tem algo que é irresistível para você? E algo que você optou por não comer mais, mas sente falta? Minha alimentação é super equilibrada hoje em dia, eu me permito várias coisas, e ainda assim sou uma pessoa hipersaudável. Chocolate é irresistível pra mim e pra 99% da população no mundo.

Tudo que optei por não comer mais, não sinto falta. Cortei carne vermelha, cortei frango, peito de peru, porco nunca comi mesmo… Então a única proteína animal que eu como é ovo e peixe, moderadamente. Não sinto falta das proteínas mencionadas.

Como foi idealizado o projeto de treinamento online? Conte um pouco como funciona. O projeto foi idealizado pra ajudar as pessoas a terem um melhor direcionamento no que diz respeito à alimentação e opções de exercícios físicos, ensiná-las a fazer melhores escolhas e a ser independentes. Na minha plataforma, a gente se preocupa em ensinar por que elas estão fazendo aquilo, não simplesmente passar uma receita de bolo e ensinar as pessoas a serem robôs.

Acho que esse é o grande problema da humanidade hoje em dia: as pessoas estão muito acomodadas a receberem instruções sem nem entender o motivo de elas estarem fazendo aquilo. O meu compromisso é sempre educar e mostrar para as pessoas o por que de cada coisa, para que elas se tornem independentes e para que esses hábitos durem uma vida inteira. A gente só consegue perdurar em algum hábito quando aquilo faz algum sentido pra gente, então esse é meu maior compromisso.

Sou formada em Nutrição, minha equipe toda é formada por profissionais competentes, são pessoas incríveis e preparadas pra isso. Eu não atuo no Brasil, só nos Estados Unidos, embora tenha clientes brasileiros, porque a plataforma atende o mundo inteiro. É uma plataforma online, mas a gente se preocupa em atender apenas pessoas saudáveis. Eu não pego nenhum tipo de cliente que tenha condições médicas existentes como diabetes, problemas de tireoide, câncer, gestantes, porque essas pessoas precisam de atendimento estritamente presencial e especial devido às condições médicas. A gente atende pessoas saudáveis que querem melhorar os hábitos alimentares.

Como você enxerga a forte influência exercida pela internet em relação a como as pessoas se enxergam? Eu vejo como uma coisa positiva e negativa ao mesmo tempo. Do mesmo jeito que a internet serve como uma grande influência e inspiração, ela também serve pra desanimar e frustrar. Porque, na verdade, as pessoas não estão totalmente preparadas pra receberem essa quantidade de informação que elas recebem diariamente através das redes sociais e da internet de forma geral.

O ser humano tem a grave mania de projetar os próprios sonhos na vida do próximo e de se comparar exacerbadamente, o que é muito ruim. Assim, no final do dia, a gente acaba se frustrando. Então a internet acaba impondo falsos padrões e as pessoas não têm filtro, não conseguem discernir e entender que o padrão não existe, é uma estratégia da mídia pra vender produtos de beleza e assim por diante.

A maioria das pessoas não consegue discernir uma coisa da outra e acaba sofrendo, ficando depressiva, infeliz com a imagem que vê no espelho. Assim, acaba criando uma autoimagem completamente deturpada, e isso é muito triste. Eu acredito que haja o lado bom e o lado ruim, e que as pessoas deveriam estar melhor preparadas pra receber esse fluxo de informações que a gente recebe no dia a dia, essas falsas imposições, falsos padrões que têm causado graves problemas nas pessoas no final do dia.

Além de combinar exercícios e dieta, possui algum ritual de beleza? Depois que fiz 30 anos passei a ter muito cuidado com a minha pele. Uso produtos de manhã, tarde e noite, faço visitas constantes ao dermatologista, tento me preocupar o máximo possível, mas sem neuras, com esses cuidados pra que a gente envelheça bonita (risos), combatendo os efeitos dos radicais livres e da idade.

Quais são seus hobbies? Adoro andar de bicicleta na rua, não na academia, adoro viajar, e adoro escrever… Escrever hoje em dia tenho encarado mais como uma coisa profissional do que como algo de hobby. Lançarei meu primeiro livro em abril, e realmente é um grande prazer escrever. Faço isso desde nova, nas minhas horas vagas, tô ali com meu laptop produzindo alguma coisa.

Você é muito ligada à moda? Não. Gosto de me sentir bem, bonita, mas eu não sou escrava da moda. Não fico acompanhando pra saber o que é que tá usando, qual a tendência. Sempre parto do pressuposto de que se tá na vitrine é porque tá na moda, porque loja nenhuma vai vender algo que não esteja na moda então eu sigo essa linha de pensamento. Tenho o Thiago Serta [stylist] que me veste, então conto sempre com a ajuda dele pra me direcionar, mas eu uso o que gosto.

Quais os projetos para o futuro? A bebê nova que tá chegando. Ser mãe mais uma vez, mãe de duas, embarcar de cabeça na maternidade! Começar tudo de novo, to super feliz com isso… Continuar com os meus livros, esse [de abril] vai ser o primeiro de muitos, eu espero. Concluir meu mestrado, até o final desse ano, começo do próximo, se Deus quiser. Continuar com as palestras, que eu adoro, coisa que mais amo fazer na minha vida. Continuar também com o meu trabalho nas redes sociais, motivando as pessoas, ser uma voz positiva nessa geração.

Ping-pong

• Nome: Izabella Falconi
• Idade: 32
• Local de nascimento: Uberlândia
• Altura: 1.60
• Apelido: Bella
• Qual é sua maior qualidade? Generosidade
• E seu maior defeito? Teimosia
• O que você mais aprecia em seus amigos? Fidelidade
• Sua atividade favorita é: Viajar
• Qual é sua ideia de felicidade? Uma família unida
• Quem você gostaria de ser se não fosse você mesmo? Não passa pela cabeça…
• E onde gostaria de viver? Gostaria de estar mais tempo em casa em Orlando
• Qual é sua viagem preferida? Tailândia
• Qual é sua cor favorita? Preto
• E qual é sua comida favorita? Arroz e feijão
• Um animal: Golfinho
• Quais são seus atores preferidos? Bradley Cooper e Tom Hanks
• E seus cantores? Hillsong Worship e Coldplay
• O que você mais detesta? Mentiras
• Que dom você gostaria de possuir? Saber cantar
• Uma mania: De guardar as coisas tão bem e nunca mais achar
• Um sonho de consumo não realizado: Uma casa na praia
• Uma lembrança de infância: Brincar de pique esconde na rua
• O que a irrita? Falta de bom senso
• O que ou quem é o maior amor de sua vida? Deus
• O que você considera a sua maior conquista? Ter conhecido Jesus
• Qual é o seu maior tesouro? Minha família
• Defina-se em uma palavra: Determinação